Venha conhecer nossos produtos!

 

Origem do Sorvete - Curiosidade

15/04/2013 23:45

SORVETE

O sorvete foi criado pelos chineses há cerca de três mil anos. Mas foi somente em 1292 que ele começou a ser comercializado na Europa. Entretanto, logo o mercado se expandiu para os Estados Unidos, hoje, o país que mais fabrica e consome esse produto no mundo. No Brasil, a primeira venda de sorvete ocorreu no rio de janeiro, em 1834. Desde então, o sorvete entrou para o cotidiano do bresileiro. O pais possui grande mercado devido ao clima quente na maior parte do ano.

O sorveteiro, para alcançar bons resultados, precisa conhecer o mercado e aliar bons ingredientes a equipamentos que não contaminem o produto e sejam de fácil higienização. Esse é um aspecto essencial em uma fábrica de sorvete (e de picolés), já que as empresas da área alimentícia são constantemente inspecionadas pelos órgão públicos de saúde.

Matéria – Prima

Os ingredientes básicos utilizados na fabricação de sorvete são: açúcar, gordura, água, sólidos não gordurosos do leite, estabilizantes e emulsificantes, aromatizantes e corantes, podendo ser adicionados outros ingredientes, como polpa de fruta e gema de ovo. Todos esses ingredientes formam uma mistura, também chamada de calda, que é pasteurizada, homogeneizada e congelada.

Local e Estrutua

O local da fábrica deve estar de acordo com o mercado de negócio. Se o empresário decidir que irá focar sua produção para revender o sorvete para outras fábricas embalarem e dar marca ao produto, então o empreendimento deverá ficar próximo a fornecedores. Além disso, a facilidade de acesso deve ser um ponto também visado do negocio. Porém, se o empresário focar sua produção para a venda ao consumidor final, o local do empreendimento deverá ser perto da região mais próxima ao seus núcleo de consumidores.

O espaço deve ser fresco e arejado e se necessário, com a instalação de sistema de circulação e refrigeração de ar e de cortinas de ar na parte superior das portas, evitando a entrada de poeiras, fumo, odores e gases no local e mantendo a temperatura do interior da fábrica. Piso e paredes devem ser impermeabilizados e de fácil limpeza, sendo higienizados com água e sabão todos os dias. Já as janelas devem ser teladas para impedir a entrada de insetos.

A fábrica deverá contar , ente outros, com os seguintes ambientes: Plataforma de recepção de leite e ingredientes; laboratório físico-químico; depósito; sala de fabricação de sorvetes e picolés (preparo da mistura, homogeneização, pasteurização, maturação, congelamento, embalagem): câmara de congelamento; expedição; escritório; banheiro e vestiário; refeitório.

Recursos Humanos:

É importante lembrar que em uma fábrica de sorvete e picolés o asseio é fundamental. Funcionários devem ser treinados constantemente sobre os hábitos de higiene e devem usar uniformes brincos cabelos coberto com toucas, máscaras e manter unhas limpas e curtas. O uso de joias e bijuterias é vedado, assim como homens com barbas para fazer

Sugestão de composição da equipe de trabalho, que irá variar de acordo com a estrutura do negócio; auxiliar administrativo; auxiliar de serviços gerais; cozinheiro (a); gerente administrativo; nutricionista; pessoal da produção; recepcionista;  vendedor.

Obs: As informações completas sobre esse e outros negócios podem ser acessadas pela internet, na série ponto de partida do sebrae-MG: www.sebreemg.com.br  bibliotecadigital